Sobre a Mostra

O “Guarufantástico” foi idealizado em 2011, por iniciativa do cineasta, ator e cantor Rubens Mello. Com intuito de fomentar e incluir a cidade de Guarulhos na esfera do cinema nacional e internacional, Rubens, pensou a mostra como uma possibilidade de intercambio, onde as pessoas que produziam fora tivessem acesso aos trabalhos produzidos na cidade e vice-versa. Realizado anualmente, entre 2011 e 2013, o ‘Guaru’ rompeu fronteiras e acabou recebendo curtas de diversos paises como Estados Unidos e Espanha, se tornando assim a primeira mostra internacional de cinema da cidade. Além disso, em seu curto tempo de vida, contou com a presença de figuras renomadas do cinema fantástico brasileiro. 
A primeira edição aconteceu em 2011, no Sindicato dos Bancários, com a participação especial de Zé do Caixão e sua filha Liz Marins. Na ocasião foram exibidos 16 filmes os quais concorreram em 9 categorias de juri popular: Melhor Curta, Roteiro, Efeitos Especiais, Ator, Atriz, Diretor, Fotografia, Montagem e Criatura. Os grandes vencedores da noite foram “Gato” de Joel Caetano e “Ninguém deve Morrer” de Petter Baiestorf com 3 premios cada. 

Em parceria, o ‘Guaru’ de 2012 foi realizado no anfiteatro da Universidade de Guarulhos. Durante os dois dias de exibição foram apresentados 30 filmes, quase o dobro da primeira mostra, outra diferença é que nesta edição os vencedores foram definidos por uma curadoria formada por: Jussara Felix, Maurício Nunes, Alex Moletta e Sérgio Pires, que elegeu ‘Inquérito Policial’, de Vinícius Casimiro, como o melhor filme em 4 categorias competitivas (Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Figurino). O evento contou ainda com um bate-papo com Bernadete Lyra, Fernando Rick e Petter Baiestorf.

A terceira edição do Guarufantástico aconteceu em 2013, na casa clam. Esta edição foi marcada pelo grande número de curtas espanhóis inscritos (4 filmes), além da primeira participação de um filme guarulhense na mostra “Coração das Trevas”. Completando a programação do evento, Liz Marins, Giulia Moon e Adriano Siqueira estiveram presentes falando sobre suas obras.

Já a 4ª edição do Guarufantástico aconteceu em 2020 e exibiu curtas do gênero com números vultuosos de produções de 16 estados, do Distrito Federal, duas coproduções  americanas e uma canadense. Os vencedores dessa edição foram: VISÕES DE CLAUDECIRO (Prêmio do Juri Técnico), MÃTÃNÃG, A ENCANTADA (Menção Honrosa), QUERIDA! (Prêmio do Juri Popular - Categoria Profissional), A BRUXA DO TERCEIRO ANDAR (Prêmio do Juri Popular - Categoria Estudante), VEM BRINCAR COMIGO (Prêmio do Juri Popular - Categoria Amador).